quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Lisboa Pessoana

Dia 3 de Fevereiro,a turma encontrou se com os professores á frente do teatro São calitoz no Largo de São Carlos.Lá foi nos apresentado o nosso guia, que começou por falar da casa onde Fernando António Nogueira Pessoa nasceu(13 de junho de 1888).No final da sua explicação, este pediu a um dos alunos que lê-se um poema que tinha o título de "Chuva Oblíqua" o que foi engraçado pois na altura estava a chover bastante.
Depois disto entrámos na igreja dos Mártires,no chiado.Nesta Igreja, a 21 de julho, fernando pessoa foi baptizado.O que mais gostei na igreja foi que o Orgão que se situava por cima da porta principal.Nunca tinha visto um na vida foi interessante.
Ao sair dirigimo-nos para a Brasileira(Chiado) onde Pessoa costumava passar o tempo, e mesmo ao lado a Tabacaria.De seguida pssa´mos para a Rua do Carmo, onde o poeta teve uma casa alugada segundo o guia Fernando pessoa sentia-se só naquele local.Rossio foi a nossa próxima paragem, falou-se da Rua da Assunção que no segundo andar, era a sede de firma Félix, onde o poeta e Ophélia se conheceram em 1919.No 2º andar existiu a sede da Editora Olísipo, dirigido por Fernando Pessoa e o seu primo Mário Nogueira de Freitas e onde publicou os seus poemas Ingleses(EnglishPoems).Na rua do Fanqueiros-Abel Pereira da Fonseca, foi onde Pessoa foi apanhado com uma fotografia ao balcão, a beber um copo de vinho e na qual foi escrito uma dedicatória para Ophélia Queiroz "Fernando Pessoa em flagrante delitro."
Por fim na Praça do Comércio, Martinho da ArcaDa, lá observá-mos algumas fotos de Pessoa.Fotografias de qunado ele era pequeno,adolescente e com mais idade,lá estava a tal fotografia em que ele foi apanhada a beber.
Quando saímos dirigimo-nos mais para o centro da Praça ,local onde esta vistia terminou.Ao longo desta visita houve alunos que leram poemas que foram entregues pelo guia.

Para concluir tenho a dizer que gostei muito desta oportunidade de conhecer a vida de Fernando Pessoa melhor.Fiquei a saber sobre vários aspectos que desconhecia e portanto foi uma visita vantajosa.

3 comentários:

  1. Deves ter mais cuidado antes de colocares aqui os textos e passá-los por um corrector.
    Estás um bocadinho atrasado, espero que agora compenses os que te faltam.
    Aqui no relatório está presente a tua reflexão, deves a partir daqui não te limitares a copiar informação, mas dares um contributo mais pessoal.
    R

    Dia 3 de Fevereiro,a turma encontrou se com os professores À frente do teatro São CARLOS no Largo de São Carlos.Lá foi nos apresentado o nosso guia, que começou por falar da casa onde Fernando António Nogueira Pessoa nasceu(13 de junho de 1888).No final da sua explicação, (esteAPAGAR) pediu a um dos alunos que LESSE um poema que tinha o título de "Chuva Oblíqua" o que foi engraçado pois na altura estava a chover bastante.
    Depois disto entrámos na igreja dos Mártires,no Chiado.Nesta Igreja, a 21 de julho, Fernando Pessoa foi baptizado.O que mais gostei na igreja foi Do Orgão que se situava por cima da porta principal.Nunca tinha visto um na vidaVÍRGULA foi interessante.
    Ao sair dirigimo-nos para a Brasileira(Chiado) onde Pessoa costumava passar o tempo, e mesmo ao lado a Tabacaria.De seguida pssÁmos para O LARGO do Carmo, onde o poeta teve uma casa alugada PONTO FINAL Segundo o guiaVÍRGULA Fernando pessoa sentia-se só naquele local.Rossio foi a nossa próxima paragem, falou-se da Rua da Assunção que no segundo andar, era a sede de firma Félix, onde o poeta e Ophélia se conheceram em 1919.No 2º andar existiu a sede da Editora Olísipo, dirigido por Fernando Pessoa e o seu primo Mário Nogueira de Freitas e onde publicou os seus poemas Ingleses(EnglishPoems).Na rua do Fanqueiros-Abel Pereira da Fonseca, foi onde Pessoa foi apanhado com uma fotografia ao balcão, a beber um copo de vinho e na qual foi escritA uma dedicatória para Ophélia Queiroz "Fernando Pessoa em flagrante delitro."
    Por fim na Praça do Comércio, Martinho da Arcada, lá observá-RETIRAR HIFENmos algumas fotos de Pessoa.Fotografias de quANdo ele era pequeno,adolescente e com mais idade,lá estava a tal fotografia em que ele foi apanhada a beber.
    Quando saímos dirigimo-nos mais para o centro da Praça ,local onde esta visITA terminou.Ao longo desta visita houve alunos que leram poemas que foram entregues pelo guia.

    Para concluir tenho a dizer que gostei muito desta oportunidade de conhecer a vida de Fernando Pessoa melhor.Fiquei a saber sobre vários aspectos que desconhecia e portanto foi uma visita vantajosa.

    ResponderEliminar
  2. Professora desculpe lá mas não é bem verdade "Deves ter mais cuidado antes de colocares aqui os textos e passá-los por um corrector" Pois o que copiei foi "no segundo andar, era a sede de firma Félix, onde o poeta e Ophélia se conheceram em 1919.No 2º andar existiu a sede da Editora Olísipo, dirigido por Fernando Pessoa e o seu primo Mário Nogueira de Freitas e onde publicou os seus poemas Ingleses(EnglishPoems)".
    Copiei pois foi a parte da visita em que eu tomei menos atenção. E tirei essa informação deste site: http://casafernandopessoa.cm-lisboa.pt/index.php?id=4286

    ResponderEliminar
  3. Tiago, não percebeste o que eu escrevi. Referia-me aos teus erros e recomendava-te que tivesses mais cuidado na revisão do texto antes de o publicares...
    Depois eu apresentei-te o teu texto com as minhas correcções, a que tu não ligaste, porque os erros continuam lá. O que é pena...
    R

    ResponderEliminar